Nosso propósito inicial na elaboração do Oii Sistema de Ensino foi desenvolver um material didático que atendesse a necessidade das grandes redes públicas e privadas de ensino e a subsidiasse na consecução de sua responsabilidade constitucional com a Educação Básica. A dificuldade na incorporação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, atual guia curricular para a educação nacional, na prática pedagógica do professor em sala de aula, é um traço do sistema educacional brasileiro. 

A percepção desta dificuldade nos levou, inicialmente, a constituir um grupo de estudos, com especialistas de todas as áreas do conhecimento, visando adequar a prática pedagógica do professor aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Um dos produtos deste grupo de trabalho foi a elaboração de um material didático diferenciado, feito sob medida para o uso do professor em sala de aula. O material que ora apresentamos, Oii - Orientações Instrucionais Inteligentes, é o produto concreto deste trabalho que traduz na prática os esforços de uma equipe multidisciplinar em busca da elaboração de um material de apoio didático-pedagógico para a Educação Básica, estabelecendo para o estudo dos conhecimentos significativos, uma metodologia de ensino renovada pela diversidade de estratégias e procedimentos, enriquecendo a prática educativa do professor em sala de aula com os recursos oferecidos pela arte, literatura, ciência e filosofia. Este material didático é também um facilitador da função educativa do professor, favorecendo-o na construção de políticas indutoras de transformações significativas na estrutura da escola, na reorganização do tempo e dos espaços, nas formas de ensinar, de aprender, de avaliar, implicando a disseminação das novas concepções de currículo, conhecimento, desenvolvimento humano e aprendizado.