Nossa primeira preocupação na preparação do material pedagógico foi reconhecer e valorizar a prática educativa do professor, entendendo que nada pode substituí-la, uma vez que resulta de uma relação dinâmica e interativa com o aluno.
           
Nossa segunda preocupação foi produzir um material didático que propiciasse uma seqüência de conhecimentos significativos e atividades que facilitassem o trabalho do professor em sala de aula, assegurando orientações objetivas e informações claras quanto à sua melhor utilização, garantindo, assim, aquele mínimo de unidade que toda rede de ensino deve apresentar dentro do princípio da eqüidade e justiça social.

Concebido para ser a principal ferramenta da prática pedagógica do professor, o Oii visa tanto o desenvolvimento das habilidades e competências do aluno como a construção de sua efetiva cidadania. Pode-se dizer então que, na sua concepção pedagógica, o Oii vai ao encontro dos princípios e finalidades norteadoras dos parâmetros curriculares nacionais, ao entender que o desenvolvimento humano é contínuo, que o conhecimento deve ser abordado em uma perspectiva de totalidade, que a diversidade metodológica e a avaliação diagnóstica, processual e formativa devem estar comprometidas com uma  aprendizagem inclusiva, em que o aluno, dentro da escola, aprenda de fato.