Apresentação e composição do material

A Educação Infantil no Oii Sistema de Ensino está dirigida a uma aprendizagem significativa que favoreça o desenvolvimento pleno da criança, compreendendo sua formação física, emocional, cognitiva e ético-estética. A Educação Infantil, neste sentido, deve contribuir para que a criança exerça plenamente sua cidadania, sendo capaz de utilizar com habilidade e competência os recursos da sua cultura; seja capaz de relacionar-se com o universo de informações a que tem acesso, sempre de forma crítica e seletiva; seja capaz e sinta-se à vontade para se fazer sujeito de novas manifestações culturais; e adquira habilidades para aprender sempre, de forma criativa e propositiva.

Para o Oii, a Educação Infantil tem a função de colaborar, na Educação Básica, para a construção de uma concepção de criança, cultura e sociedade, através do brincar, do educar, do cuidar e do aprender a aprender. Por isso, a preocupação do material didático em motivar sempre o professor para que tenha um olhar atento às necessidades sociais, afetivas e cognitivas da criança, respeitando sua forma original de ser e estar no mundo, desenvolvendo uma relação construtiva e comprometida com a criança.

Na Educação Infantil, o educar, o cuidar e o brincar são ações interdependentes e intencionais que contribuem de forma efetiva para o pleno desenvolvimento da criança. É através dessas ações que o professor participa ativamente da construção do conhecimento pela criança. Para tanto, os pais, a escola e o professor devem entender que:

  • na Educação Infantil, o educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros, numa atitude básica de aceitação, respeito e confiança, favorecendo o acesso da criança aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Nesse processo, a educação infantil deve auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis;

 

  • cuidar da criança na Educação Infantil deve ser parte integrante do contexto educativo, pois requer a integração de vários campos de conhecimento. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica procedimentos específicos. A forma de cuidar e educar uma criança depende dos objetivos e do contexto sociocultural, sendo que as atitudes e procedimentos de cuidado são influenciados por crenças e valores em torno da saúde, da educação e do desenvolvimento infantil. Embora as necessidades básicas sejam comuns, como alimentar-se, proteger-se, higienizar-se etc., as formas de identificá-las valorizá-las e atendê-las são construídas socialmente;

 

  • o material didático do Oii Sistema de Ensino destinado à Educação Infantil favorece a aprendizagem significativa da criança, permitindo que estabeleça relações entre os novos conhecimentos e os conhecimentos que já possui, utilizando uma gama diversificada de recursos didático-pedagógicos. As atividades propostas pelo material constituem-se em intervenções qualificadas, suficientemente desafiadoras para comprometer a criança com a própria aprendizagem e criteriosamente balanceadas para que não roube o estímulo da criança nas suas tentativas de aprendizagem.

 

Zuca

Zuca é uma corujinha muito sabida e foi criada para acompanhar a criança durante a Educação Infantil, dos 4 aos 5 anos.

Foi meu avô quem escolheu meu nome. Zuca era seu apelido na infância e deriva da palavra Kaizuca, que é um pinheiro.