Apresentação e composição do material

Atendendo as disposições da legislação educacional brasileira em vigor, o Oii Sistema de Ensino organizou o seu material didático para o Ensino Fundamental, Ciclo I, em 20 cadernos, sendo que cada um deles corresponde a um bimestre escolar.

Todos os cadernos foram elaborados criteriosamente, definindo suas unidades e suas estratégias metodológicas em função da consecução dos objetivos estabelecidos para o Ensino Fundamental. Neste sentido, o Oii tem como compromisso pedagógico o oferecimento de um material didático que contribua efetivamente para que os alunos da rede de ensino que o adotarem sejam capazes de:
  • compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
  • posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de medir conflitos e de tomar decisões coletivas;

 

  • conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;

 

  • conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;

 

  • perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
  • desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
  • conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva ;

 

  • utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

 

  • saber utilizar as diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

 

  • questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando.

 
O Oii Sistema de Ensino oferece às escolas um material didático que atende as mais rígidas normas educacionais brasileiras, estabelecendo, para cada ano do Ensino Fundamental, um conjunto de unidades significativas e atividades de estudos que, na prática, subsidiam o trabalho pedagógico em sala de aula, reunindo estratégias metodológicas que permitem ao professor um caminhar contínuo e progressivo com o seu aluno, fazendo com que os objetivos estabelecidos para o Ensino Fundamental sejam alcançados de forma construtiva e prazerosa.