Na elaboração do Oii procuramos combinar textos, ilustrações, formas e cores de tal forma que a comunicação e a identificação do material com o aluno e com o professor fosse imediata, favorecida pela criação e inserção de personagens infantis e adultos ficcionais, de riquíssima significação pedagógica, através dos quais abordamos de forma natural e espontânea os desafiadores temas transversais indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

O Oii constitui-se de um conjunto de cadernos coloridos, com ótima qualidade de impressão, fartamente ilustrados, com fartas referências às mais significativas obras da literatura e das artes de um modo geral. Todos os cadernos foram elaborados dentro dos mais rígidos critérios pedagógicos, respeitando procedimentos metodológicos modernos, capazes de assegurar a inserção do aluno nas grandes áreas do conhecimento de forma lúdica, preservando acima de tudo o prazer de aprender e o desenvolvimento das capacidades emocionais e cognitivas.

A seqüência de estudos apresentada pelo Oii facilita o trabalho em sala de aula, oferecendo ao professor os recursos e as informações necessárias à sua melhor utilização, garantindo, assim, a unidade didático-pedagógica que toda a rede de ensino deve apresentar dentro do princípio da eqüidade e justiça social.
           
As áreas de conhecimento estão organizadas na forma de unidades e temas. As  unidades estão apoiadas em instruções objetivas aos professores, orientando-os quanto à apresentação dos conhecimentos significativos, ao desenvolvimento das atividades propostas, ao acréscimo de informações, à realização da lição de casa e ao vínculo da unidade/tema com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Em cada uma de suas unidades, abre ao professor uma ponte entre os conhecimentos significativos estudados e os Parâmetros Curriculares Nacionais, demonstrando a cada passo como a sua elaboração didática obedeceu às indicações destes parâmetros curriculares. 

Moderno e afinado com o universo lingüístico da criança, o Oii oferece um rico repertório de jogos, textos, poemas, cantigas e canções que conduzem o conteúdo programático previsto em lei.

Considerando o artigo 32 da LDBEN, o Oii atende plenamente os objetivos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, pois seu foco é a formação do cidadão mediante o desenvolvimento de sua capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social; a aquisição de conhecimentos e habilidades; a formação de atitudes e valores; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

O Oii tem ainda o potencial de se ajustar às peculiaridades regionais, trazendo para seu interior elementos da cultura do município, atendendo, já, a este ainda distante objetivo pedagógico para a realidade brasileira, o de resgatar para o trabalho escolar a cultura regional; reservando à rede de ensino a possibilidade de ter um material didático exclusivo.

As inovações pedagógicas introduzidas pelo Oii Sistema de Ensino o torna exclusivo e seguro quanto ao seu sucesso educacional.